Desumidificador de Ar e Umidificador de Ar: Para que Serve?

Blog Harpyja

Desumidificador de Ar e Umidificador de Ar: Como e Quando Usar?

( 6 )

Umidificador de Ar e Desumidificador de Ar: Porque, Quando e Como usar?

Sempre que há mudanças climáticas um dos pontos que mais chamam atenção é a umidade relativa do ar. O valor diz muito a respeito da qualidade do ar que respiramos e afeta substancialmente nosso dia-a-dia. Nas últimas semanas houveram mudanças bruscas no clima e bem nessa época estamos avaliando umidificadores de ar e desumidificadores de ar. Que melhor momento para debater quando usá-los e o quanto eles podem te beneficiar?

O que é Umidade?

Umidade, ou umidade relativa, representa a quantidade de vapor de água presente no ar. A quantidade exata de vapor que o ar atmosférico suporta varia dependendo da temperatura, principalmente. Dessa forma, 50% de umidade significa que metade da quantidade de vapor de água que “cabe” no ar, realmente está presente nele.

Qual a Umidade Ideal do ar?

A Organização Mundial da Saúde recomenda que a umidade de um ambiente esteja por volta de 60%. Alguns efeitos prejudiciais acontecem quando a umidade está muito alta ou baixa.

Quando a umidade está muito baixa, nossos narizes e gargantas ficam secos e irritados, podemos ter rinites alérgicas, crises de asma, sangramento nasal, ressecamento da pele, olhos vermelhos, e muitos outros problemas.

Por outro lado, a umidade alta favorece a proliferação de fungos, mofo e ácaros. Pode desencadear crises de asma e bronquite, aumentar a produção de muco que irrita as vias respiratórias, atrapalhar a regulagem de temperatura do corpo através da transpiração e mais.

Muitas vezes, mesmo que a umidade externa esteja num nível agradável, o ambiente em que você se encontra pode estar em níveis desfavoráveis. É para isso que serve os umidificadores de ar e desumidificadores de ar.

Umidificador de Ar: Para que Serve?

Clima Seco

Este é o uso mais óbvio. Quando a umidade estiver abaixo de 40%, e especialmente se estiver abaixo de 30%, é uma excelente prática usar o umidificador de ar para não sofrer dos problemas listados acima. Quando a umidade está baixa e a temperatura está quente, os perigos podem ser potencializados. Esse clima é mais comum nas regiões centro-oeste e nordeste, mas pode ocorrer em todo o país.

Ar Condicionado

Estes produtos ativamente retiram a umidade relativa do ar enquanto trabalham. Por isso possuem aqueles drenos que ficam pingando água (e sempre acabam pingando na gente). Se está num ambiente onde o ar condicionado fica ligado por períodos longos de tempo e sem trocas com o ar do lado de fora, use o umidificador de ar.

Aquecedor

Aquecedores tem uma relação bem interessante com umidade, tanto que muita gente diz que eles “secam” o ar. Não é exatamente verdade, mas o efeito é parecido.

Aumentar a temperatura de um quarto não reduz a quantidade de água que existe nele. Entretanto, aumenta a quantidade de água que o ambiente suporta. Como a umidade depende da quantidade de água que o ambiente suporta, ela cai quando há aumento de temperatura.

É uma relação diferente do ar condicionado, que retira água do ambiente. O aquecedor aumenta a capacidade do ar reter umidade, e se o espaço tiver a mesma quantidade de água que tinha quando frio, a porcentagem de umidade nele cai.

Se a temperatura aumentar bastante depois de ligar o aquecedor, pode ser interessante usar o umidificador de ar. Mas por tempo limitado, ou quando a temperatura esfriar terá condensação. Voltamos neste ponto mais na frente. Por sinal, abordamos esse e outro mitos de aquecedores em uma matéria, vale a pena conferir.

Quartos

Considere utilizar em quartos de pessoas com histórico de problemas respiratórios, ou nos aposentos dos membros mais novos ou velhos da família. A qualidade da respiração, e de quebra do sono, deve melhorar. Só tome cuidado para não saturar o ar, vamos abordar isso melhor mais adiante.

Difusor de Aromas

Alguns umidificadores também podem ser usados como difusores de aromas, adicionando óleos essenciais em um compartimento específico. É uma forma de deixar o ambiente agradável em mais de um jeito ao mesmo tempo.

Como usar o Umidificador de Ar?

A maioria dos umidificadores que se encontram no mercado atualmente são ultrassônicos, e tem exatamente o mesmo funcionamento. Coloca-se água em seu reservatório e, por meio de vibrações inaudíveis, quebra gotículas de água que vão se separando e transformando em névoa. Essa névoa é transportada para o ambiente por um ventilador. O processo é relativamente simples e eficaz.

O reservatório de água pode garantir seu funcionamento por horas, mas a questão se torna: É realmente necessário? Os umidificadores fazem seu trabalho continuamente, não se desativam de acordo com a umidade relativa do ambiente. Isso pode se tornar um problema, levando a umidade a valores muito altos. Então quando parar?

Quando desligar o Umidificador de Ar?

Depende da situação. Fazendo uma estimativa com base nos umidificadores ultrassônicos que avaliamos, consideramos uma média de 10 minutos por metro quadrado do ambiente com o umidificador de ar ligado no máximo. Se for um quarto de 8m², deixe ligado por 80 minutos (1 hora e 20 minutos); se for uma sala de 15m², deixe ligado por 2 horas e meia.

A estimativa é feita assumindo uma umidade inicial de 35%, durante o tempo deve subir para próximo de 75%. O tempo também pode variar de acordo se há trocas de ar com o ambiente externo e com a temperatura: salas mais quentes vão precisar de mais tempo que ambientes frios.

De qualquer forma, se julgar que a umidade está suficiente, desligue o produto antes. Se for dormir num quarto fechado, é melhor desligar o umidificador de ar antes de ir dormir do que deixá-lo ligado a noite inteira.

A umidade não vai sair do quarto a menos que abram a porta ou as janelas. Por outro lado, se estiver com o ar condicionado ligado, pode ser uma boa ideia deixar o umidificador no mínimo, por exemplo.

Com o aquecedor tenha certa cautela. Deixar o umidificador de ar ligado por um tempo adicional pode ser interessante por conta da temperatura mais alta, mas garanta que irá trocar o ar do ambiente assim que desligar o umidificador. Se não fizer isso, terá condensação quando cair a temperatura. Parecerá um banheiro após o banho quente.

Caso você tenha interesse em visualizar a umidade do ambiente, considere adquirir um higrômetro. Há opções em conta que exibem temperatura e umidade. Assim também fica mais claro quando ligar e desligar o umidificador de ar.

Umidificador de Ar Caseiro

Uma solução que muita gente aplica em casa é pendurar uma toalha encharcada. Assim, conforme a água evapora, vai umidificando o ambiente. Decidimos colocar esta ideia à prova e comparar com os umidificadores ultrassônicos.

O lado negativo é o tempo que leva para aumentar a umidade. Considere uma sala de 10,6m². Umidificadores podem levar em torno de 50 minutos para subir a umidade de 35% a 60%. Para a toalha atingir o mesmo ponto, leva quase 6 horas.

O lado positivo é que não precisa se preocupar com excesso de umidade. A toalha não conseguiu fazer a umidade relativa subir acima de 65%. Pode ser uma carta na manga para manter a umidade alta por longos períodos de tempo, como ao longo de uma noite seca, mas não é muito eficaz no combate direto à umidade baixa.

Outro benefício é que as toalhas não consomem energia elétrica. Porém, é preciso dizer que os umidificadores de ar ultrassônicos têm um consumo baixo. Cerca de 20 Wh, fica próximo de duas lâmpadas LEDs comuns.

Desumidificador de Ar: Para que Serve?

Clima Úmido

Mesma lógica do clima seco. Se você puder combatê-lo, deixará um ambiente melhor. A umidade acima de 75% já é considerada alta. A região norte tende a ter umidade alta, assim como várias áreas litorâneas e de mata atlântica.

Banheiros

Talvez o lugar da casa que mais fica úmido, mas a dica também vale para outros cômodos. Em alguns apartamentos o banheiro não possui uma janela que expulse o vapor do chuveiro com facilidade. Nesse caso, tende a se acumular em gotas nas paredes, teto e todas as superfícies. Isso ajuda demais na proliferação de mofo, que pode se espalhar para paredes e móveis, demandando reparos e limpeza frequente.

Lavanderia

Este é um outro ambiente que tende a ficar úmido. Se possuir uma secadora, a umidade das roupas secas é jogada diretamente no ambiente, e sem ventilação pode ficar no espaço.

Outro ponto interessante é que a presença de um desumidificador pode ajudar a secar o varal mais rápido. Com o ambiente menos carregado de umidade, fica mais fácil para a água evaporar das roupas.

Livros e Roupas

Para alguns itens, o excesso de umidade é extremamente prejudicial. É o caso de livros e roupas, que sofrem gravemente com a proliferação de mofo e bolor. Estes efeitos ficam piores com umidade acima de 55%.

Em roupas, a umidade pode afetar a integridade de tecidos naturais e pigmentos, causando amarelamento, descoloração, odores e aumentando a facilidade de manchar.

Para livros, amarelamento de páginas e cheiro de mofo ao abrir são indicadores claros. A umidade alta ainda pode deformar o material das folhas e capa, além de acelerar danos causados pela luz solar (fotodegradação).

Em muitos casos, os efeitos da umidade e o crescimento de fungos nas peças de roupas e livros pode resultar na perda do item. Materiais como a madeira que compõem armários e estantes também acumulam umidade, e podem se deteriorar da mesma forma.

Como usar um Desumidificador de Ar?

Diferente de umidificadores, desumidificadores de ar se dividem em relação à tecnologia empregada durante seu processo. Podem funcionar com compressor ou placas peltier, usando regiões frias para condensar a água presente no ar e extraí-las para reservatórios ou mangueiras de escoamento.

É similar a como o ar condicionado retira a umidade do ambiente. Inclusive, muitos condicionadores de ar possuem a opção de desumidificar.

Os modelos de peltier são menores, mais baratos e simples. Não costumam ter um reservatório muito grande nem saída por mangueira. Desumidificadores de ar com peltier não conseguem cobrir quartos ou ambientes inteiros, no máximo o espaço de um closet.

Os modelos de compressor são maiores, mais pesados e completos. Seu rendimento é considerável e muitos possuem no painel opções para selecionar a umidade que o ambiente deve atingir. Desumidificadores de ar com compressor conseguem lidar com salas inteiras.

Fique de olho no reservatório de água, pois quando encher ele para de funcionar, outra opção pode ser escoar a umidade por uma mangueira até um ralo. O controle de umidade permite que o uso seja consideravelmente mais fácil, garantindo que ela não vai baixar demais.

Um ponto para lembrar é que em alguns casos é mais fácil trocar o ar do ambiente do que ter um desumidificador de ar. Isso é especialmente verdade se a fonte da umidade não é o clima, mas algo no interior do espaço, como um chuveiro. Nessas situações, manter o espaço ventilado é uma estratégia tão válida como qualquer outra. Deixar janelas abertas, ou trocá-las por ventoinhas pode ser uma forma de contornar o problema.

Entender os efeitos da variação de umidade no ambiente é importante para sua qualidade de vida e preservação da sua casa e pertences. Tanto o umidificador de ar quanto o desumidificador são grandes aliados neste momento, mas não há uma única resposta. É preciso entender suas necessidades para poder agir de acordo, seja contra doenças respiratórias, mofo e o que mais for.

Após decidir se você precisa de um umidificador ou desumidificador de ar, recomendo dar uma olhada nas nossas avaliações. Podemos te ajudar também na escolha do produto que melhor se encaixa no que está buscando.



Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Gabriel é estudante de Engenharia de Controle e Automação, santista e fascinado por literatura, física e RPG de mesa. Hoje trabalha na Harpyja como Técnico de Produtos, se esforça para cometer menos erros e tenta entender os porquês da vida.

Quer receber nossa newsletter?