Forno elétrico de bancada: desmistificando seu uso.

Blog Harpyja

Forno elétrico de bancada: desmistificando seu uso.

( 32 )

Forno elétrico de bancada: desmistificando seu uso. 

Você anda insatisfeito com o seu forno? Acredita que ele já não é mais o mesmo? Vive sonhando com receitas de programas de culinária e precisa deixar uma colher de pau na porta do forno à gás quando vai fazer pudim?

O forno elétrico de bancada é a sua solução ideal.


Nem sempre sobra espaço na cozinha para fornos de embutir ou fogões de 6 bocas com fornos duplos. Principalmente se você mora em apartamento, sabe que qualquer espaço na cozinha é precioso. Móveis planejados podem dificultar um pouco as coisas, adquirir novos eletrodomésticos pode ser complicado quando você não consegue mudar a configuração da sua cozinha sem transformá-la em um canteiro de obras.


Para começar o forno elétrico não precisa de instalação de gás. Meio óbvio, eu sei. Mas na prática esse detalhe importa. Mude seu forno de bancada, asse cookies na casa de praia, leve ele para passear. Brincadeiras a parte, o simples fato de não precisar de uma nova instalação de gás já é um ponto positivo. Lembra do canteiro de obras que citei ali em cima? Então, ligou na tomada está pronto.


Controle de temperatura


O controle de temperatura de forno elétricos tende a ser muito bom, e o aquecimento muito rápido. Pelo fato de algumas marcas terem bom isolamento térmico, atingir a temperatura desejada é muito mais rápido do que nos fornos à gás, sem contar que ele vai ficar aquecido por mais tempo mesmo depois de desligado.

Sabe aquele dourado na crosta de proteínas como carnes e aves? Função Grill.


A maioria dos fornos elétricos tem essa função, e ela é incrível para dourar, gratinar e criar crostas. Um macarrão do dia-a-dia com um pouco de parmesão ralado no forno elétrico se transforma em outra experiência, inclusive sensorial. O que é melhor do que uma camada de queijo dourada e crocante?


Se você gosta de sobremesas e é entusiasta da patissêrie, saiba que os doces tem seu resultado final melhorados no forno elétrico. Quer um exemplo? Podemos dar vários: suspiros, macarons, suflês. Tudo que é aerado e leva clara em neve assa melhor e uniformemente no forno elétrico. Como a temperatura é controladíssima e raramente irão acontecer alterações bruscas, receitas mais delicadas tem sua estrutura preservada e cocção constante, o que diminui drasticamente as chances de seus doces desandarem.

                                                    Macarrom


Timer

Essa função é para os mais desligados, aqueles que assam bolos e esquecem de desligar o forno quase causando catástrofes. Quem nunca né? Os fornos elétricos são equipados com a função timer, então as chances de você queimar seus preparos ou causar um acidente são quase zero. Muito útil também para receitas delicadas, onde o tempo de forno deve ser criteriosamente calculado, como bolos aerados, petit gateau e cupcakes.


Falando um pouco de tamanho, que é a maior reclamação que escutamos sobre os fornos elétricos do mercado. Existem hoje fornos elétricos de tamanho razoavelmente grande e um exemplo disso é o Mueller Sonetto Stile de 44 litros que testamos aqui no laboratório da Harpyja. É um forno elétrico que supre a demanda de uma família de 3 à 4 pessoas, se não mais. É claramente possível assar uma ave grande para um almoço de domingo ou uma pizza para família na sexta à noite.


Você pode ler a avaliação completa do forno elétrico da Mueller no nosso site, nesse link, um produto com nota 10 em nossos testes.

Outros fornos avaliados aqui são o Fischer de 44 L que possui um excelente isolamento térmico, boa capacidade e mesmo pecando um pouco no design, é um excelente produto. E o Black and Decker de 45L . Aqui em baixo tem um vídeo comparativo entre eles para você tirar suas próprias conclusões.


Existem fornos elétricos menores, com capacidade de 9 a 15 litros, estes são ideais para casais ou famílias pequenas. São realmente compactos, cabendo em cantinhos que até então não tinham utilidade. São ótimos para fazer sanduíches, assar pães de queijo, nuggets e outros preparos menores.


Ainda é comum uma resistência ao forno elétrico, principalmente ligado a maledicência de que consome muita energia. O consumo energético sofre sim  alterações, mas isso não quer dizer que você vai sofrer um rombo no seu orçamento por preparar suas refeições nele. A nossa dica é que você escolha um produto com bom isolamento térmico, isso garante que a energia utilizada para aquecer não seja desperdiçada para aquecer as paredes externas do produto. Por consequência ajuda a não pesar mais que o necessário na conta de luz.


O forno elétrico da Mueller, o Sonetto Stile é um dos exemplos de produtos com um excelente isolamento térmico. Com um vidro duplo, manta térmica nas laterais e alta potência, ele se destaca por ser um produto econômico dentro da categoria. Com uma estética bem acabada, função auto-limpante e 44 litros de capacidade, é uma escolha segura para você que procura um forno elétrico de bancada.


Confira todas as avaliações de fornos elétricos no site da Harpyja e escolha o produto que mais se adequa a suas necessidades.






Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        


Compre aqui:



Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?