Os 5 melhores molhos para combinar com as ceias de fim de ano.

Blog Harpyja

Os 5 melhores molhos para combinar com as ceias de fim de ano.

( 5 )

Os 5 melhores molhos para combinar com as ceias de fim de ano. 


Precisamos ser exímios assadores profissionais de carne para sempre acertar o ponto exato das proteínas?


- Não, tem gente que sabe só de olho e nem é profissional.


Tudo bem se você não tem essa "manha" toda na hora de assar as carnes, elas são difíceis mesmo. Cada proteína tem uma textura, fibras diferentes, uma estrutura única e métodos de cocção próprios.


Se você estiver assando algum produto de grandes fabricantes de alimentos (Sadia, Seara, Perdigão, etc..), provavelmente poderá ler as instruções de como os preparar. Se optou por comprar a carne direto do açougue, existem alguns métodos seguros na hora de fazer seus assados.


Invista sempre em um técnica que te permita assar o interior das carnes antes e só depois garantir o dourado com a função grill dos fornos. Papel alumínio, sacos de assar ou em baixa temperatura por várias horas são os métodos mais indicados.


Para garantir o brilho do seus assados, invista em um forno que tenha a função grill. Você vai ficar surpreso com o resultado.


Sabia que você não precisa de muito para investir em um forno com essa funcionalidade?


Clicando aqui, você pode conferir uma matéria bem esclarecedora que fizemos sobre os fornos elétricos de bancada e os seus benefícios, e entender por que a função grill é tão importante para os assados.


E clicando neste link, você acessa nosso conteúdo especial sobre marinadas, uma maneira eficiente de transportar sabor para o interior das carnes.

Sobre molhos

Conferem complexidade e potencializam o sabor dos pratos. A textura dos molhos muitas vezes impede que as proteínas fiquem muito secas. Existem combinações específicas para cada tipo de prato, mas toda regra tem exceções.  Confira a nossa seleção para as ceias de fim de ano:


Molho de vinho branco para peixes grelhados


Na mesma frigideira antiaderente que você usar para grelhar os peixes, junte ½ cebola picada, 1 dente de alho moído e salsinha, com 1 colher de sopa de manteiga com sal e refogue até a cebola murchar. Adicione 200 ml do vinho branco de sua preferência e deixe reduzir por 8 min. Adicione 150 ml de creme de leite fresco, deixe começar a borbulhar e desligue.

Corrija o sal e moa pimenta branca na hora.



Molho gravy para assados


O molho gravy é um molho muito famoso em todo mundo. É um dos principais ingredientes do prato canadense Poutine e também muito popular na cultura anglo-saxônica.

Recolha o líquido dos seus assados; Depois de assar o interior das proteínas, antes de dourar, reserve o líquido da forma; Em uma panela adicione 2 colher de sopa de manteiga e 2 colheres de sopa de farinha de trigo, mexa até fazer uma pasta dourada; Adicione o caldo (300 ml) dos assados e deixe reduzir mexendo para não grudar no fundo.



Molho de mostarda e mel para aves


É uma combinação famosa porque é eficiente. A doçura do mel contrasta com a acidez da mostarda e juntos criam uma sinergia interessante que vai muito bem com as aves. Chester, Peru e Frango ficam ainda mais gostosos com molho de mostarda e mel. Misture 4 colheres de sopa de mostarda dijon com uma de mel e uma de água. Bata com o garfo até ficar cremoso.



Molho de laranja para aves e porco


O molho de laranja confere as aves e a carne de porco uma untuosidade extra que às vezes falta nestas proteínas. Em um panela adicione o suco de 5 laranjas, 1 colher de sopa de manteiga e 1 colher de sopa de açúcar. Deixe reduzir. Em um copo dissolva 1 colher de sopa de farinha de trigo e 100 ml de água e junte ao molho. Deixe cozinhar até engrossar e sirva quente.


Barbecue de goiabada


Se você for servir costelinha, lombo, pernil, carré ou qualquer outro corte de porco, o barbecue de goiabada vai com certeza surpreender seus convidados. A mistura agridoce envolve o paladar e garante altas doses de emoção. Em uma panela adicione 2 colheres de sopa de manteiga e 1 cebola cortada em cubos  bem pequenos.


Refogue até que a cebola murche, em seguida adicione 400g de goiabada cascão cortada em pequenos cubos, 2 colheres de sopa de molho inglês, 100g de ketchup e 1 colher de chá de alho em pó. Mexa bem e deixe cozinhar até obter uma textura espessa. Se gostar de pimenta, adicione 1 pimenta dedo-de-moça cortada bem pequeno.







Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        


Compre aqui:



Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?