Farofa d'água

Blog Harpyja

Farofa d'água

( 5 )

Farofa d'água


Surgida entre os índios durante o período colonial, a farofa é uma receita muito popular no Brasil. Servida como acompanhamento para diversos pratos, ela varia muito na forma de preparo.


Pode ser feita com farinha de mandioca, de milho ou com farinha de pão, popularmente chamada de farinha de rosca. Há os que fazem uma mistura das três, mas a escolha da farinha é muito pessoal.


Já foi considerada um prato de aproveitamento, visto que em muitas regiões do país se adicionava a farinha de mandioca nos restos das panelas para se aproveitar uma nova refeição.


Em relação aos sabores, é muito versátil. Dá para fazer farofa de tudo. A mais popular é feita com bacon e cebola, mas não podemos deixar de lado outras tão populares quanto,  como a famosa versão carioca de farofa de ovos ou ainda a típica farofa de banana da terra.


A receita de uma farofa tradicional é geralmente feita com uma quantidade generosa de óleo vegetal ou banha de porco, o que concede crocância ao prato, mas o deixa pesado.


Hoje apresentamos uma alternativa mais leve, que é a farofa d'água. É uma farofa úmida, tipicamente nordestina, ideal para acompanhar um almoço trivial do dia-a-dia, um arroz com feijão.


Boa também para rechear carnes que ainda serão assadas, pois ajuda a evitar o ressecamento das proteínas. Vem bem à calhar nesta época do ano, onde consumimos mais receitas assadas como: peru, chester, pernil e lombo.


Receita 


Ingredientes:


- 2 xíc de farinha de mandioca


- ¾ de xíc de água filtrada


- 1 cebola


- 1 colher de sopa de manteiga


- Salsinha, coentro e cebolinha picados à gosto.


- Sal quanto baste


Preparo: em uma frigideira doure a cebola na manteiga, adicione a farinha e as ervas frescas picadas, a água e quanto baste de sal. Desligue e mexa até que esteja na consistência de farofa.



Fique de olho em nossas redes sociais para mais conteúdo como este.


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        


Compre aqui:



Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?