O rei da versatilidade: o OVO

Blog Harpyja

O rei da versatilidade: o OVO

( 5 )

O rei da versatilidade: o OVO

O que não dá para fazer com ovo?

Consigo enxergar alguém falando de ovo igual ao Bubba descrevendo pratos de camarão no filme do Forrest Gump; é uma lista interminável de receitas. 

Ovo é impressionante em todos os sentidos. Com sua casca resistente, é um produto naturalmente fechado e protegido, dificultando a contaminação por germes ou sua degradação devido à exposição ao ambiente natural. Dentro de sua casca estão todos os elementos para o surgimento de uma vida! Proteínas (6 gramas por ovo), vitaminas (A, E, D, B12), minerais (ferro, zinco, cálcio, potássio), antioxidantes, elementos que o tornam um dos alimentos mais nutritivos do planeta. 

Muitas vezes o ovo é praticamente uma refeição por si só, sendo ingerido cru, cozido, frito ou assado. Além disso ainda podemos separar as partes (somente a clara ou somente a gema) ou misturá-las. Quando usado como ingrediente pode ser aplicado de diversas formas contribuindo para uma infinidade de sabores, o que é muito diferente das receitas do Bubba, que independente de como preparadas, terão sempre gosto de camarão. Posso fazer pão ou sorvete, bolo ou licor, panqueca ou marshmallows, torta ou maionese, gemada ou quiche, claras em neve ou waffles... é realmente um ingrediente singular.

O ovo chega a ser versátil até de quando vamos consumi-lo. Tem gente que o consome no café da manhã, outros preferem no almoço, e tem ainda alguns que comem um ovinho cozido no jantar. Pode ser parte da salada, da refeição ou da sobremesa, mas também pode ser A salada, A refeição e A sobremesa.

Além de todas essas qualidades, o ovo da galinha também não é um produto caro, o que o torna acessível para grande parte das famílias do Brasil. De repente pode ser até por isso que não damos tanto valor ao ovo quanto ele merece. Pode parecer simplista demais falar tanto sobre o ovo, mas há entrevistas de emprego para chefs onde parte da avaliação é a preparação de uma omelete. É algo simples, mas para ficar marcante exige técnica!

Como refeição, o ovo da galinha é o campeão dos ovos pelo seu tamanho que facilita acertar as doses. Um dá um snack, dois da uma refeição e por aí vai. Iria dar bem mais trabalho se tivesse que fazer uma omelete para quatro pessoas só usando ovo de codorna (1 ovo de galinha = 5 ovos de codorna). Mas falando de ovo de codorna, abre-se um leque gigante de outros ovos: pato, perdiz, codorna, jacaré, cobra, avestruz; já da para ter uma ideia de que essa lista é longa.

Usamos o ovo em muitas receitas de nossa culinária, mas pratos diferentes estão espalhados pelo mundo afora. Vão aqui algumas sugestões de pratos muito gostosos onde ovo é um elemento chave:

Pad Thai (Tailândia)

Pad Thai (Tailândia)

Nasi Goreng (Indonésia)

Nasi Goreng (Indonésia)

Spaghetti Carbonara (Itália)

Spaghetti Carbonara (Itália)

Quiche (França)

Quiche (França)

Cookies (Holanda) 

Cookies (Holanda)

X-Egg (Brasil) :-)

X-Egg (Brasil) :-)

Tem muitos livros que tratam exclusivamente do ovo. Três deles em português: Ovos Irresistíveis, por Lucy O'rilley, OVO: 50 Melhores receitas , pela academia barilla e o Livro do Quindim e outras receitas com ovo, por Catia Farias.

Em inglês tem muito mais. Para aqueles mais aficionados (como eu :-D) tem um livro muito interessante chamado "EGG: Egg: A Culinary Exploration of the World's Most Versatile ", por Michael Ruhlman. Ele utiliza o ovo em receitas com ele inteiro ou separando só a gema ou a clara, criando doces ou salgados, até mesmo se baseando no ponto do ovo. Vale a leitura e também tê-lo para novas ideias na cozinha.

E você como prefere usar ovos em sua culinária?


Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        


Compre aqui:



Sobre o autor

Cirilo Cavalli é um engenheiro detalhista e criterioso. Passou mais de 10 anos desenvolvendo tecnologias e testes para eletrodomésticos ao redor do globo. Ele possui grande paixão pelo que faz e se preocupa em sempre trazer informação clara e útil utilizando dados para auxiliar seus leitores a tomarem as decisões mais adquadas para os produtos que buscam.

Quer receber nossa newsletter?