Receita de nhoque de abóbora ao molho aurora.

Blog Harpyja

Receita de nhoque de abóbora ao molho aurora.

( 3 )

Receita de nhoque de abóbora ao molho aurora.


Para você que gosta de se aventurar pelo universo da gastronomia, esta receita de nhoque de abóbora ao molho aurora vai despertar muitas emoções. Preparar nhoque é uma experiência única, um bom momento para se conectar com o processo e colocar a mão na massa, literalmente.


O nhoque, popularmente conhecido como Nhoque, é um prato que tem origens italianas e muitas histórias, inclusive supersticiosas. 


Você já ouviu falar do nhoque da sorte?


É um traje que se espalhou pelo mundo todo, e já ganhou o Brasil há algumas décadas. Conta a lenda que um frade andarilho chega a uma cidadela italiana e bate à porta de um casal de senhores, em um dia 29.


Ao pedir um prato de comida, foi confinado com um nhoque, do qual se deliciou e continua sua jornada. Algum tempo depois volta a casa dos velhinhos para agradecer e dizer que o prato de "pelotinha de farinha amassada com água" deu muita sorte e mudou sua vida para melhor.


Baseado na lenda, o traje de se comer nhoque no dia 29 se tornou uma superstição que traria sorte e "bons fluídos". As casas de massas costumam reservar a data para preparar o nhoque da sorte, ou da fortuna, na qual oferecem às pessoas o preparo com preços promocionais.


Com origens no centro e norte da Itália, o nhoque é uma unanimidade por todo o país.

É normal as regiões e os cozinheiros e chefs dessas localidades se orgulharem de seus preparos. Tem muito a ver com a tradicionalidade, as raízes e a criação dos pratos atingirem patamares de patrimônio cultural de localidades.


Os pratos referenciam regiões, e junto com outros aspectos como arte, cultura, música, política, etc., ajudam a compor a história e colocam em um mapa temporal, cada vila, cidade, província e região.


O nhoque teve a sua origem no século 17, é uma preparação desenvolvida pelas mamas para encontrar uma maneira de continuar se alimentando de massas, mesmo com a restrição de trigo nos períodos de guerra.


Feito originalmente com pão velho ralado, água e um pouquinho de farinha, começou a levar batata somente com a chegada do ingrediente no século 18.


A receita de nhoque de abóbora é uma das receitas criadas com o passar dos tempos, em que outros tubérculos passam a integrar o preparo. Em algumas regiões da Itália não é raro encontrar receitas de nhoque feitas com ingredientes inusitados. Queijo de cabra na massa, uvas passas, pinoli e até ameixa, como na região de Friuli onde coloca-se uma ameixa inteira em um nhoque gigante.


Massa de Nhoque de Abóbora


- 500 g de abóbora assada e amassada (prefira as abóboras mais firmes, aquelas mais aguadas como a "abóbora pescoço" vão deixar uma receita muito líquida).

- 1 xícara de farinha de trigo.

- 2 gemas.

-Pitada de sal.


Preparo

Depois de assar, deixe a abóbora seguida e acumule. Em uma tigela junte a abóbora amassada, a farinha de trigo o sal e as gemas, trabalhando com as mãos. Sinta a textura da massa para identificar a necessidade de farinha. Se estiver muito mole, adicione mais trigo. A massa não fica completamente dura, é bem maleável podendo grudar nas mãos.

Trabalhe porções de massa em uma superfície enfarinhada fazendo rolinhos. Corte em pedaços de aproximadamente 2 cm com o auxílio de uma faca ou espátula específica para nhoques.

Depois é só cozinhar em água fervente até que os pedacinhos de massa flutuem e reserve em um refratário com um pouco de azeite de oliva.


molho aurora


- 50 g de manteiga.

- 50 g de farinha de trigo.

- 500 ml de leite.

- 1 lata de tomate pelado.

- Noz moscada.

- Sal.


Preparo


Em uma panela adicione a manteiga, espere derreter e adicione a farinha de trigo. Mexa até formar uma massa espumosa de cores douradas e adição de leite. Mexe em fogo médio até engrossar com o auxílio de um fouet, tempere com sal e noz moscada.


Adicione os tomates pelados com a água da lata e deixe cozinhar até que desmanchem. O resultado é um molho alaranjado, cremoso e que combina muito bem com o nhoque de abóbora.


Daí é só salpicar queijo ralado e se deliciar.




Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?