Receita de verão: moqueca baiana.

Blog Harpyja

Receita de verão: moqueca baiana

( 9 )

Receita de verão: moqueca baiana


Oriunda do idioma Quimbundo, uma língua africana falada no noroeste da Angola, a palavra moqueca (mu’keka) significa “caldeirada de peixe”. Algumas vertentes culinárias remontam para uma peixada que foi trazida pelos portugueses e que sofreu alterações africanas no uso dos ingredientes.


Estamos falando especificamente do azeite de dendê, um ingrediente ancestral que é fabricado com o fruto da palmeira Elaeis guineenses, que tem origem no oeste da África. É um ingrediente que está presente em inúmeras preparações culinárias e muito utilizado por algumas religiões de matriz africana.


E não nos esqueçamos do leite de coco, um ingrediente muito utilizado na cultura baiana e que também tem forte ligação com a ancestralidade africana. O coco é considerado por muitos como a árvore da vida, já que dá fruta se obtém mais de 100 possíveis produtos: leite de coco, óleo de coco, água de coco, suas fibras, farinha, farelo etc.


Outros elementos como a panela de barro, reforçam ainda mais o patamar da moqueca não só como um prato, mas como patrimônio imaterial da cultura brasileira. Trata-se da manifestação da memória e da identidade de todo povo, que dialoga com o modo de viver, com a imigração, hábitos e costumes que ajudam a nos entendermos como indivíduos.


A culinária, assim como outros saberes, é uma forma de expressão. E nela estão contidas representações sobre a diversidade étnica e a formação do Brasil. Então da próxima vez que for fazer uma moqueca, lembre-se que o prato carrega mais do que os ingredientes, ele reafirma nossas identidades e valoriza nossas raízes.


Receita


Ingredientes

- 30 ml de azeite de dendê

- 1 cebola grande picada em cubos pequenos

- ½ maço de coentro picado

- ½ maço de salsinha picada

- 2 vidros de leite de coco

- 2 pimentões da cor que preferir em tiras

- 6 tomates de molho maduros sem pele e sem sementes cortados em fatias

- 1 kg de cação ou garoupa, badejo ou robalo

- 1 pimenta dedo de moça

- 1 L de água filtrada ou caldo de peixe

- Sal


Preparo

- Aqueça a panela de barro na boca do fogão por pelo menos 10 minutos.

- Acrescente o azeite de dendê e refogue a cebola picada até murchar.

- Deite as postas do peixe de sua preferência sobre o refogado. É importante que seja um peixe firme para não desmanchar no cozimento.

- Acrescente os pimentões, salsinha, coentro, tomates, pimenta e sal e regue com leite de coco.

- Os ingredientes devem ser dispostos de forma harmoniosa na panela e não jogados sem critério.

- Depois é só cobrir tudo com água ou caldo de peixe (fica mais saboroso) e esperar cozinhar até que os tomates desmanchem e o caldo fique encorpado.


Se quiser um complemento para a sua moqueca, utilize o caldo do cozimento para preparar um pirão. É só adicioná-lo em uma panela e ir colocando farinha de mandioca enquanto mexe para não empelotar. O resultado é um cozido que lembra um creme e é um ótimo acompanhamento.



Avalie este texto:

Compartilhe este material:

        




Sobre o autor

Frederico Paranhos é formado em gastronomia e publicidade e propaganda, atuou por 5 anos como chef de cozinha e consultor gastronômico. Hoje é redator e desenvolve conteúdo para a internet. Apaixonado pelo movimento slow food que empodera o produtor e enaltece os ingredientes, acredita que pode mudar o mundo pela gastronomia.

Quer receber nossa newsletter?